Novos juízes de Alagoas conduzem mutirão de júris na Unit

O Judiciário alagoano realiza mutirão de júris populares com 11 julgamentos pautados, nesta sexta-feira (15), no Centro Universitário Tiradentes (Unit). As sessões estão sendo conduzidas pelos magistrados empossados em janeiro pelo Tribunal de Justiça, como parte do curso de formação promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

A juíza Lorena Sotto-Mayor, coordenadora do curso, ressalta a relevância da prática de júri para os magistrados, tendo em vista ser um procedimento complexo e que desperta o interesse da sociedade.

“É uma atividade muito sofisticada do ponto de vista formal, existem muitas regras a serem seguidas, por isso é o ponto culminante do curso de formação. E a comunidade tem o interesse em ver um crime gravíssimo ser julgado”, explicou a coordenadora.

O mutirão também permite que alunos do curso de Direito da faculdade acompanhem e auxiliem nos julgamentos. “Essa atividade facilita com que nosso aluno possam visualizar, acompanhar e auxiliar o julgador, o Ministério Público, a Defensoria ou o advogado. Nosso aluno aprende com a observação e também na confecção de minutas”, comentou Karol Mafra, coordenadora o curso de Direito da Unit.

A ação tem o apoio da Justiça Itinerante, sob a coordenação do juiz André Gêda, na parte de logística quanto a equipamentos de informática, convocações de servidores e solicitação de promotores e defensores públicos, por exemplo.

Para o magistrado Alberto Jorge Correia, coordenador geral de cursos da Esmal, “essa foi uma forma de a gente contribuir tanto para o trabalho inicial dos juízes como também para com o julgamento mais célere do processo, especialmente aos presos que já estão aguardando julgamento há algum tempo”.

“A gente está colocando em prática aquilo para quê a gente se preparou. É muito importante esse início, com a coordenação da Esmal, para a gente se sentir seguro e também se aproximar da comunidade e dos estudantes”, avaliou Elielson Pereira, um dos juízes da nova turma.

Ascom – 15/06/2018