Casal usa equipamento de água ultrapura no laboratório da ETA Pratagy

Já está operando no Laboratório de Análise de Água da Estação Josué Palmeira (ETA Pratagy), em Maceió, um sistema de água ultrapura, que dá mais qualidade e confiabilidade ao trabalho da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

O uso desse sistema é possível devido à instalação de um novo equipamento, adquirido com investimento de aproximadamente R$ 14 mil. “A Companhia deu um salto de qualidade no preparo de analitos em solução padrão e, a partir de agora, dispensa o uso da destilação e usa somente a água ultrapura”, apontou o gerente de Controle de Qualidade do Produto, Alfredo Brechó.

Segundo ele, esse novo equipamento é incluído no processo de análise físico-química da água com um grau de pureza superior. “A água ultrapura trabalha com condutividade entre 0 a 0,005 micro-ohms, o que nos dá mais segurança nas análises, já que ele é um suporte avançado ao cromatógrafo de íons, outro equipamento moderno instalado em nosso laboratório”, acrescentou o gerente.

No local, a Companhia faz o controle da água tratada pela ETA Pratagy antes de ser distribuída à população. O líquido tem que atender às portarias do Ministério da Saúde para água potável. O laboratório também dá suporte aos laboratórios das estações de tratamento do interior, quando necessário.

Ascom – 16/06/2018